Escritor e roteirista carioca, Raphael Montes emplaca recorde nas livrarias, conquista o público com “Beleza Fatal” na TV e prepara nova adaptação para as telas com “Dias Perfeitos”, do Globoplay
O autor e roteirista Raphael Montes, um dos grandes nomes contemporâneos da literatura de suspense no Brasil, vive um momento histórico e de grande reconhecimento. Após lançar a novela original Beleza Fatal e sacudir o mercado audiovisual nacional, Montes acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil, somando seus oito livros publicados. O feito consolida o autor, de apenas 34 anos, como um dos escritores mais lidos e influentes da década no país.
Parte significativa desse número foi impulsionada por sua participação na Bienal do Livro 2025, onde se consagrou como o autor mais vendido do evento. Apenas no evento, foram mais de 20 mil livros vendidos, com Raphael ocupando as cinco primeiras posições do ranking da Companhia das Letras com títulos como Jantar Secreto, Dias Perfeitos, Suicidas, Uma Família Feliz e O Vilarejo.
A carreira meteórica do autor, que começou com o impactante Suicidas (2012), segue em ascensão também no audiovisual. Raphael é criador de “Beleza Fatal”, novela lançada pela Max, que se tornou a produção nacional mais assistida de todos os tempos da plataforma. Como se não bastasse, ele também atua como produtor-executivo da obra.
E tem mais por vir: o thriller Dias Perfeitos, segundo livro mais vendido na Bienal, ganhará uma adaptação em formato de série, com estreia marcada para 14 de agosto no Globoplay. A nova edição do livro, já disponível, inclui dois finais alternativos, ampliando a complexidade da narrativa. Montes participa do projeto como consultor criativo e produtor-executivo. A história gira em torno de um estudante de medicina obcecado por uma aspirante a roteirista que, após ter seus avanços rejeitados, decide sequestrá-la — uma trama que já rendeu elogios internacionais e terá agora nova vida nas telas.
Montes também fundou a Casa Montes, produtora focada no desenvolvimento de projetos de suspense, terror e thriller, expandindo sua atuação como criador no cinema e na TV. Seu currículo inclui roteiros para a série Bom Dia, Verônica (Netflix), que teve três temporadas de sucesso e foi baseada no livro homônimo que escreveu com Ilana Casoy sob o pseudônimo Andrea Killmore.
Na literatura, Raphael também se destaca pela versatilidade. Em 2019, venceu o Prêmio Jabuti com o romance Uma Mulher no Escuro. Em 2023, estreou na literatura juvenil com A Mágica Mortal. E, em 2024, viu Uma Família Feliz ser adaptado para os cinemas sob direção de José Eduardo Belmonte, estreando no Festival de Gramado.
Seu estilo, que mistura crítica social, horror psicológico e reviravoltas inquietantes, já chegou a mais de 25 países, com direitos de adaptação vendidos para cinema e streaming.
📚 Livros publicados:
Suicidas (2012), Dias Perfeitos (2014), O Vilarejo (2015), Jantar Secreto (2016), Bom Dia, Verônica (2016), Uma Mulher no Escuro (2019), A Mágica Mortal (2023), Uma Família Feliz (2024)
📺 Séries e novelas:
Bom Dia, Verônica (Netflix), Supermax (Globo), Beleza Fatal (Max), Dias Perfeitos (Globoplay), Tá Tudo Certo (Disney)
🎬 Cinema:
A Menina que Matou os Pais, O Menino que Matou Meus Pais e A Confissão (Prime Video), Praça Paris, Uma Família Feliz