Evento passará a ser realizado no primeiro semestre e promete ampliar atuação global com mais vagas, novos parceiros e atividades em várias cidades brasileiras
O BrLab, consagrado como um dos mais relevantes polos de formação e mercado audiovisual da América Latina, celebra 15 anos de existência com uma reformulação estratégica em seu calendário. A partir de 2026, o evento passará a ocorrer no primeiro semestre do ano, mais precisamente entre 7 e 13 de abril, marcando um reposicionamento pensado para fortalecer ainda mais sua presença no circuito internacional e atender às transformações do setor.
De acordo com Rafael Sampaio, idealizador e diretor do BrLab, a mudança visa aproveitar melhor as janelas de visibilidade global:
“Identificamos uma grande concentração de eventos audiovisuais no segundo semestre, o que acaba fragmentando a atenção e os investimentos. Trazer o BrLab para o início do ano é uma estratégia para dar mais fôlego ao evento e posicioná-lo de forma mais assertiva tanto no cenário nacional quanto internacional”.
Mais projetos, mais conexões
A 15ª edição do BrLab virá com um leque ampliado de atividades e oportunidades para profissionais do setor. Estão previstas novas vagas para projetos brasileiros e estrangeiros nos laboratórios de desenvolvimento, como o já consolidado BrLab Features, focado em longas de ficção, cujas inscrições serão abertas em agosto de 2025.
Uma das novidades mais esperadas é o retorno do BrLab Audience Design, voltado à construção de estratégias de engajamento e circulação de obras audiovisuais. Pela primeira vez desde 2018, o laboratório volta com inscrições abertas a toda a América Latina.
Outra iniciativa relevante será a próxima edição do BrLab Copro, encontro de coprodução em formato “boutique”, que reunirá projetos da América Latina e da Península Ibérica interessados em parcerias com o Brasil ou entre si, fortalecendo a integração sul-sul no setor audiovisual.
Programação expandida e celebração de 15 anos
O BrLab 2026 também terá atividades descentralizadas em Brasília e Recife, além de sua sede tradicional em São Paulo, ocupando espaços culturais com palestras, workshops, encontros de mercado e exibições abertas ao público. Além disso, o evento promoverá intercâmbios com outros laboratórios e festivais internacionais, fomentando o diálogo global sobre práticas de produção e distribuição audiovisual.
Para celebrar a trajetória de uma década e meia, será realizada a Mostra de Filmes BrLab, que trará obras de destaque desenvolvidas em edições anteriores. Entre elas, está o elogiado “La misteriosa mirada del flamenco”, de Diego Céspedes, que foi selecionado para a Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2025.
Desde sua fundação em 2011, o BrLab apoiou a realização de mais de 60 longas-metragens, muitos deles premiados em festivais de prestígio ao redor do mundo.
Parcerias e reconhecimento institucional
O BrLab segue com apoio de instituições como o Projeto Paradiso, Programa Ibermedia, Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além de novos parceiros estratégicos. Em 2024, o laboratório foi contemplado no Edital Petrobras Cultural, e em 2025 integra as ações da Temporada Cruzada Brasil-França, reforçando sua vocação internacional.
O legado da escuta e da colaboração
Rafael Sampaio reflete sobre o impacto do BrLab ao longo dos anos:
“Criamos o BrLab como um espaço de troca verdadeira, de escuta ativa e desenvolvimento profundo. Em 15 anos, vimos talentos emergirem, histórias ganharem o mundo e parcerias frutificarem. Nosso desafio agora é seguir inovando e respondendo às necessidades de um mercado em constante transformação”.