Documentário “Intervenção” estreia na Mostra de SP e retrata o cotidiano de comunidade em processo de urbanização

BossNotícias Filmes
0 0
Read Time:2 Minute, 12 Second

Dirigido por Gustavo Ribeiro, o filme acompanha a luta de moradores de três comunidades na zona oeste de São Paulo e será exibido em sessões durante a Mostra Internacional de Cinema

O documentário brasileiro “Intervenção”, dirigido por Gustavo Ribeiro e produzido pela Primo Filmes em parceria com o Instituto Galo da Manhã, faz sua estreia na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Filmado ao longo de quatro anos, o longa-metragem oferece uma imersão no cotidiano dos moradores das Comunidades do Nove, da Linha e do Cingapura Madeirite, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. A primeira exibição acontecerá no sábado (19), às 21h40, no Espaço Augusta 2, com mais sessões programadas para os dias 21 e 29 de outubro.

O documentário retrata a realidade dessas comunidades em meio a uma batalha pela urbanização, destacando as dificuldades enfrentadas em função da resistência de moradores de regiões vizinhas, mais valorizadas, que se opõem ao Plano de Intervenção Urbana (PIU). A trama é contada a partir das perspectivas dos moradores, que compartilharam suas histórias, abriram suas casas para a equipe de filmagem e participaram de reuniões e assembleias públicas sobre o processo de urbanização.

A ideia do projeto nasceu de Elisa e Beatriz Bracher, que têm uma longa relação com a comunidade por meio da Escola Acaia, que atende crianças carentes da região desde 1997. O diretor Gustavo Ribeiro comenta que o documentário foi possível graças à confiança dos moradores, conquistada ao longo do tempo. “Havia um desejo dos residentes de mostrar a realidade do PIU e das condições de suas moradias”, explica.

O documentário também traz momentos marcantes que ocorreram durante as filmagens, como uma enchente que alagou a favela e escancarou a precariedade das habitações e o descaso das autoridades, e a pandemia, que evidenciou as dificuldades de isolamento social em moradias pequenas e lotadas.

Além da direção de Gustavo Ribeiro, a equipe conta com a assistente de direção e pesquisadora local Bárbara Heckler e a montagem de Marina Meliande e Hélio Villela Nunes. A fotografia do longa é assinada por Thomas Dupre, que enfrentou condições desafiadoras para capturar a realidade da comunidade.

Sobre “Intervenção” O documentário expõe as tensões urbanas de São Paulo, especialmente entre as comunidades periféricas e as áreas nobres, abordando o impacto do PIU sobre as vidas dos moradores da favela e suas lutas por condições de vida mais dignas.

Sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um dos eventos cinematográficos mais importantes do Brasil, reunindo filmes de diversas partes do mundo e proporcionando uma plataforma para produções independentes e inovadoras.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *