“Tempestade Ácida” | Critica Rafael Tavares

BossComenta BossNotícias Filmes
0 0
Read Time:2 Minute, 54 Second

O Filme Francês Acide ou Chuva Acida é uma surpresa dos últimos anos que agora está no streaming. O Filme tem uma mistura de drama e também na catástrofe, só que o vilão é a chuva que quase não se pode escapar.

Aqui se tem uma sensação muito parecida com os suspenses com terremotos, vulcões, furacões, inundações e desastres naturais em geral, mas dessa vez é a natureza afetada pelo homem revidando.

Acompanhamos uma família de pais separados e sua filha. O pai, Michael (Guillaume Conet) que no começo do filme é mostrado agredindo um policial em um protesto devido acidentes na fábrica que trabalhava. Ele é preso e depois fica em liberdade condicional com uma tornozeleira eletrônica. Fato que influencia a dinâmica de convivência na escola de sua filha Selma (Patience Muchenbach). Sua mãe Elise (Laettia Dosch) e seu tio Brice ( Clement Bresson) a colocam em um internato e tentam que ela não seja expulsa por mau comportamento. Já Michael também passa outro problema, que é a doença de sua namorada, Karin (Suliane Brahin) que está internada para cirurgia.

Os noticiários falam que diversos países da América Latina estão passando por uma intensa chuva com ácido fortíssimo devido à poluição e diversos produtos químicos no ar. Selma fica preocupada, mas o pai logo diz que deve ser mentira ou algo para colocar alguma agenda politica (e infelizmente muitos pensam assim da ciência).

O filme consegue dar uma dinâmica de desespero e terror (aviso que quem é muito sensível com cenas de animais e humanos sendo atingidos com ácido é aterrador). E diversas cenas são angustiantes, afinal não se sabe se o teto do carro, as janelas e outros locais vão resistir ao ácido. Então vemos Pai, mãe e filha tentando fugir desse inimigo que são as nuvens e o desespero das outras pessoas. Um destaque para a ótima atuação de Canet, ele nos mostra que apesar do medo ele faz o necessário para proteger sua filha e se salvar. Patience também está ótima, uma pena que o roteiro faz Selma agir de maneira infantil e clichê, criando outros obstáculos para seu pai superar. A Tensão em algumas cenas pós a chuva é muito boa e a sensação de não ter o que fazer é enorme, parabéns para o diretor Just Philippot, que conseguiu gerar essa atmosfera.

Um ponto negativo são os ambientes escuros e alguns momentos do carro na chuva, infelizmente talvez por questão de orçamento as tomadas ficam muito escuras e quase não se vê nada, isso acontece em algumas tomadas tanto em ambientes fechados e abertos. A falta de explicação sobre os outros personagens que são apresentados fica vaga ao longo do filme e o pouco envolvimento do governo em um momento como esse de calamidade pública. Acide me lembrou como é torcer por uma família em meio ao caos e também como o ser humano reage a situações limites de sobrevivência. Ele peca em alguns aspectos e também em seu último arco por ser “apressado”, mas é um bom filme que fala de um tema importante e mostra um terror que pode não estar muito longe de acontecer e nos dá uma pitada de desespero e angustia ao pensar sobre isso.

Rafael Tavares- Um Jovem Milenium

Formado em Comunicação Social-Jornalismo, Locução e Documentário.

Organizador de eventos culturais e Apresentador de programa de Rádio

Um Nerd, Otaku e amante da sétima arte.  Que adoro analisar conceitos de filmes e em especial ótimas Historias.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *