A MUBI, em colaboração com a Imagem Filmes, apresenta “A Substância”, um filme revolucionário protagonizado por Demi Moore e Margaret Qualley. A estreia está marcada para o dia 19 de setembro nos cinemas brasileiros, prometendo encantar o público com uma história poderosa e inovadora.
Sinopse e Enredo
“A Substância” narra a história de Elisabeth Sparkle (Demi Moore), uma celebridade em decadência que decide experimentar uma misteriosa droga do mercado negro. Essa substância milagrosa replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhorada de si mesma. A partir desse ponto, surge Sue (Margaret Qualley), desencadeando uma série de eventos bizarros e transformadores.
Após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais”, Elisabeth recorre a esse programa de aprimoramento corporal, que promete rejuvenescê-la. No entanto, o efeito é muito mais radical do que ela esperava, forçando-a a dividir seu corpo com Sue, sua versão mais jovem. Em um pesadelo surreal sobre a busca incessante pela juventude, “A Substância” revela o preço oculto da perfeição.
Elenco e Direção
Demi Moore, conhecida por seus papéis icônicos em “Ghost – Do Outro Lado da Vida” e “G.I. Jane”, faz um retorno triunfal como protagonista, oferecendo uma performance explosiva. Margaret Qualley, uma das atrizes mais promissoras da atualidade, complementa o elenco de forma brilhante. O filme também conta com Hugo Diego García, Dennis Quaid, Oscar Lesage, Joseph Balderrama, Gore Abrams, Matthew Géczy e Vincent Colombe.
Dirigido e roteirizado por Coralie Fargeat, a cineasta francesa conhecida pelo thriller feminista “Vingança” (2017) e o curta-metragem de ficção científica “Reality+” (2014), “A Substância” mistura horror corporal com humor e sangue. Fargeat aborda temas como a subjugação, fetichização e crítica aos corpos femininos em espaços públicos, mostrando o que acontece quando uma mulher deixa de atender às expectativas da sociedade.
Mensagem da Diretora
“Os filmes de gênero são políticos. Para mim, como cineasta, eles são uma ótima maneira de abordar questões políticas e pessoais através das lentes do entretenimento, diversão e excesso. Inclinando-me para o excesso, quero liberar meu monstro interior. Ou melhor, o que a sociedade me fez pensar que seria um monstro: essa parte imperfeita/envelhecida/mutável de mim mesma que me ensinaram a esconder porque, como ‘mulher’, não é assim que você deve parecer, se comportar ou pensar. (…) Este filme vai ser sangrento. E vai ser muito divertido ao mesmo tempo. Porque não conheço arma mais forte que a sátira para mostrar ao mundo o absurdo das suas próprias regras. E o mais importante: acho que será muito oportuno. No final é disso que trata este filme. Uma libertação. Um empoderamento”, declara Coralie Fargeat.
Ficha Técnica
- Direção e Roteiro: Coralie Fargeat
- Produção: Tim Bevan, Coralie Fargeat, Eric Fellner
- Música: Raffertie
- Edição: Jerome Eltabet, Coralie Fargeat, Valentin Féron
- Distribuição no Brasil: Imagem Filmes, MUBI
- País de Origem: Reino Unido, Estados Unidos, França
- Gênero: Drama/Horror
- Ano: 2023
- Duração: 121 min
Estreia e Expectativas
“A Substância” estreia nos cinemas brasileiros em 19 de setembro, trazendo uma narrativa única e envolvente que já conquistou o público em festivais internacionais. Com um elenco estrelado e uma diretora visionária, o filme promete ser um marco na representação feminina no cinema e uma experiência cinematográfica imperdível.
Para mais informações sobre o filme e ingressos, visite o site oficial da Imagem Filmes e siga as redes sociais da MUBI.