O filme traz a atriz italiana Paola Cortellesi na direção de seu primeiro longa-metragem
AINDA TEMOS O AMANHÃ, estreia da atriz Paola Cortellesi na direção de longas, tem lançamento agendado para 04 de julho nos cinemas brasileiros pela distribuidora Pandora Filmes. O longa conta a história de uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940, a fim de evitar que a sua filha (Romana Maggiora Vergano) tenha o mesmo destino que ela.
Um dos títulos pré-selecionados para representar o seu país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e longa de abertura do último Festival de Roma, onde foi premiado pelo público, a produção surpreendeu as plateias italianas, tendo registrado mais de 5 milhões de espectadores, tornando-se um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, em 2023.
A cineasta narra com leveza a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos que aceita a vida de esposa e mãe que lhe foi destinada. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia ‘a la italiana’ a um neo realismo pop, Cortellesi faz um filme que é um hino à liberdade. Uma obra original que surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
A Itália reconheceu o longa com o prestigioso Prêmio italiano “Il Biglietto D´Oro” (O Ingresso de Ouro). Lançado em 26 de outubro de 2023 na Itália, o filme registrou uma impressionante bilheteria de 24 milhões de euros (125 milhões de reais) em pouco mais de um mês de exibição, um marco histórico na indústria cinematográfica do país.
Este é um triunfo significativo para a diretora em sua estreia como cineasta. AINDA TEMOS O AMANHÃ, apresentado em preto e branco, mantém sua relevância ao explorar a condição feminina na Itália dos anos 40, oferecendo uma narrativa profunda e emocionante, além de muito atual.
O longa é um lançamento da Pandora Filmes.