Zoanne Clack, Greg Iwinski e Julie Plec também detalharam o que está em jogo para os membros do WGA e o que os consumidores podem fazer para apoiar a greve dos roteiristas.
Zoanne Clack, Greg Iwinski e Julie Plec sentaram-se com seu colega escritor Beau Willimon para um painel do ATX Television Festival para discutir a greve dos roteiristas deste ano e como ela é diferente das anteriores.
“Naquela época, estávamos nervosos com o que estava por vir”, disse Plec, que criou Vampire Diaries e seus derivados The Originals and Legacies. “Estávamos preocupados com o que víamos no oleoduto. Havia uma intangibilidade nessa preocupação [que] acabou sendo bastante presciente e, em última análise, catastroficamente precisa”.
Desta vez, Plec explicou que os escritores são impressionantes porque estão chateados e, em seguida, tirou um momento para apontar que ela colheu os benefícios de uma carreira de sucesso, então ela está falando em nome de pessoas que a ajudaram a chegar a este ponto em sua carreira.
“Estou falando em nome ou no espírito das pessoas que fizeram greve no passado para obter os benefícios que temos hoje, as pessoas que estão fazendo greve hoje apenas para manter seus próprios meios de subsistência e as pessoas que estamos lutando, que são os eus e os nós das próximas gerações”, continuou ela. “Estamos loucos.”
Ela também apontou que tem amigos que trabalharam como escritores na indústria por 15 anos e atualmente estão desempregados ou aceitando empregos com até 60% menos de salário.
Iwinski, conhecido por seu trabalho em The Late Show e Last Week Tonight, abriu o painel explicando o que está em jogo para os membros do Writers Guild of America e por que eles escolheram entrar em greve.
“Você pode ser alguém que escreve em um programa de televisão de sucesso e ganha $ 80.000 por ano e tem que estar no vale-refeição, mesmo que seu programa esteja sendo indicado para prêmios pelos quais o estúdio fica feliz em receber crédito”, disse o membro do WGA East , que integra o comitê de negociação. “Então, viemos e apresentamos nosso argumento para soluções para esse sistema.”
Ele apontou que uma das coisas que o deixa especialmente orgulhoso de fazer parte da guilda é que eles são uma organização baseada em membros, então eles não tentaram fazer um grupo de foco ou perguntar a uma empresa de gerenciamento o que deveriam ser. pedindo por. Eles foram diretamente para seus 11.000 membros.
“Recebemos 7.000 pesquisas que falavam sobre o pagamento deles ter sido destruído”, disse Iwinski, “que os roteiristas foram solicitados a reescrever após reescrever o trabalho gratuito”.
Clack, que há muito é escritor e produtor de Grey’s Anatomy, explicou que está se tornando mais comum agora que os criadores escrevam todos os episódios de programas de ordem mais curta, e é por isso que eles estão lutando por salas de roteiristas completos.
“Acho que um grande motivo é que, se não tivermos pessoas suficientes investindo em nosso sistema de saúde, em nosso plano de pensão, isso vai desaparecer”, disse ela. “Precisamos ter pessoas trabalhando para comprar isso, para que possamos manter esse fluxo para o nosso futuro. E a outra razão é apenas para que as pessoas aprendam e vejam os frutos de seu trabalho e não sejam apenas trabalhadores pontuais.
Uma questão que tem surgido muito nas negociações de contrato para o WGA é o uso de inteligência artificial na escrita de roteiros, com Plec notando que está se tornando a cara do vilão. “Se não obtivermos algo codificado na linguagem que um ser humano precisa para fazer nosso trabalho, nunca conseguiremos isso e nunca teremos proteções”, afirmou ela.
E, embora Iwinski nunca peça aos consumidores que cancelem a assinatura das plataformas onde obtêm sua televisão e filmes, ele destacou que os clientes podem dizer a essas empresas que não estão bem com o que está acontecendo.
Ele disse: “Para continuar essa onda de sentimento público que diz: ‘Gostamos mais das pessoas que estão fazendo nossas coisas do que gostamos das pessoas que estão pagando por nossas coisas, isso é importante.”