A lenda da atuação japonesa Koji Yakusho ganhou o prêmio de melhor ator por ‘Perfect Days’, de Wim Wenders. Merve Dizdar levou o prêmio de melhor atriz pelo drama turco de Nuri Bilge Ceylan ‘About Dry Grasses’.
O thriller de tribunal francês de Justine Triet, Anatomy of a Fall, ganhou a Palma de Ouro 2023 de melhor filme do 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Triet é apenas a terceira mulher diretora a ganhar o prêmio máximo de Cannes, mas a segunda em três anos, depois de Julia Ducournau, que levou a Palma de Ouro para Titane em 2021. Jane Campion foi a primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro em 1993 com O piano.
A atriz alemã Sandra Hüller estrela o filme como uma romancista alemã que é julgada por assassinato depois que seu marido morre em circunstâncias suspeitas.
Em sua crítica, Jon Frosch, do The Hollywood Reporter, chamou Anatomy of a Fall de “um drama emocionante e gratificantemente rico” e chamou a atriz principal Hüller de “sensacional”.
Jane Fonda, que apresentou o prêmio máximo deste ano, observou que, quando compareceu pela primeira vez ao festival de Cannes, na década de 1970, “não havia mulheres diretoras competindo naquela época, e nunca nos ocorreu que havia algo de errado com isso. Percorremos um longo caminho.
Triet usou sua plataforma para protestar contra os programas de austeridade do governo francês, incluindo grandes cortes em programas culturais e reformas previdenciárias, que provocaram protestos em todo o país. Ela disse que o sistema francês de “exceção cultural… sem o qual eu não estaria aqui hoje” está ameaçado. “Este prémio é dedicado a todas as jovens realizadoras e a todos os jovens realizadores: todos aqueles que hoje não conseguem fazer filmes. Devemos dar-lhes espaço, o espaço que ocupei há 15 anos num mundo menos hostil, onde ainda era possível errar e recomeçar.”
A lenda da atuação japonesa Koji Yakusho ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2023, por seu papel em Perfect Days, de Wim Wenders, onde interpreta um limpador de banheiros que se delicia com os prazeres cotidianos da vida.
O prêmio de melhor atriz foi para Merve Dizdar, estrela do drama turco About Dry Grasses, do diretor Nuri Bilge Ceylan. Em sua crítica ao filme, o THR a chamou de “presença incandescente” em seu papel como Nuray, uma professora rural.
“Gostaria de dedicar este prêmio a todas as mulheres que lutam para superar as dificuldades deste mundo e manter a esperança”, disse Dizdar, aceitando o prêmio.
“Este é o festival de cinema mais interessante do mundo, e todos vocês têm muita sorte de fazer parte dele”, disse o lendário cineasta cult Roger Corman, que entregou o vice-campeonato do Grande Prêmio do Júri junto com Quentin Tarantino para The Zone of Interest , um estimulante filme sobre o holocausto de Jonathan Glazer. O diretor britânico em seu discurso de aceitação homenageou o falecido Martin Amis, cujo livro o filme foi baseado e que morreu na semana passada.
“Fiquei feliz por poder mostrar o filme para ele”, disse Glazer.
O diretor finlandês Aki Kaurismäki ganhou o prêmio do júri de Cannes 2023 por sua divertida comédia romântica Fallen Leaves. Seus atores aceitaram em seu nome, lendo uma carta de Kaurismäki, que agradeceu a Cannes e deu uma despedida do rock and roll: “Twist and shout!”
Tràn Anh Hùng, um cineasta vietnamita que mora na França, levou o prêmio de melhor diretor por The Pot-Au-Feu, um drama gastronômico de época estrelado por Juliette Binoche e Benoît Magimel. Depois de agradecer a Binoche e sua equipe, Hùng agradeceu ao cozinheiro.
Um terceiro filme asiático, Monstro de Hirokazu Kore-eda, levou o prêmio de melhor roteiro, pelo roteiro de Yuji Sakamoto, uma dissecação cuidadosa da reticência, vergonha e desejo japoneses.
O prêmio de melhor primeiro filme foi para Inside the Yellow Cocoon Shell, do escritor/diretor vietnamita Thien An Pham, que estreou na barra lateral da Quinzena dos Realizadores de Cannes. O prêmio de melhor curta-metragem foi para 27, da diretora Flóra Anna Buda.
O júri deste ano, presidido pelo diretor sueco Ruben Östlund – duas vezes vencedor de Cannes, que no ano passado levou para casa a Palma de Ouro de melhor filme por Triângulo da Tristeza – escolheu os vencedores entre os 21 filmes em competição. O júri deste ano também incluiu Brie Larson, Paul Dano, Maryam Touzani, Denis Ménochet, Rungano Nyoni, Atiq Rahimi, Damián Szifron e Julia Ducournau.
A cerimônia de encerramento, que marcou o encerramento do Festival de Cinema de Cannes de 2023, foi transmitida ao vivo pela rede francesa France 2 e transmitida mundialmente pelo canal internacional Brut. Os prêmios foram seguidos pela exibição mundial de Elemental, da Disney/Pixar, do diretor Peter Sohn.
Em uma mudança neste ano, o festival teve uma série de atores e cineastas famosos distribuíram as principais honras de 2023. Orlando Bloom entregou o prêmio do júri. A estrela de Parasite, Song Kang-ho, vencedora de melhor ator no ano passado por Broker, apresentou o prêmio de melhor atriz. A melhor atriz de Cannes 2022, a estrela de Holy Spider, Zar Amir Ebrahimi, apresentou o prêmio de melhor ator. John C. Reilly, presidente do Júri Un Certain Regard deste ano, entregou o troféu de melhor roteiro. O diretor criativo da Pixar Studios, Pete Docter, apresentou o prêmio de melhor diretor. O vencedor da Palme d’Or de 1994, Tarantino e Corman (“meu herói”, disse Tarantino), apresentaram em conjunto o prêmio de vice-campeão do Grand Prix, com a estrela veterana Jane Fonda encerrando a noite com a apresentação da Palme d’Or.
Segue uma lista completa dos vencedores.
Palma de Ouro
Anatomia de uma queda, dir. Justine Triet
Grande Prêmio
A Zona de Interesse, dir. Jonathan Glazer
Prêmio do Júri
Folhas Caídas, dir. Aki Kaurismäki
Melhor Diretor
Tran Anh Hùng para o Pot-Au-Feu
Melhor Roteiro
Yuji Sakamoto para Monstro
Melhor atriz
Merve Dizdar por About Dry Grasses
Melhor ator
Koji Yakusho para dias perfeitos
Palma de Ouro Honorária
Michael Douglas
Camera d’Or de Melhor Primeiro Filme
A Casca do Casulo Amarelo, dir. Thien An Pham
Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem
27, dir. Flora Anna Buda.